segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A historia

A historia
Coreia era dividida em três reinos: Koguryeo, Paek-Je e Silla. O reino de Silla dominou toda a Coreia e pendurou até 1392, quando assumiram o poder os Yi. O reino de Silla criou um grupo de guerreiros conhecidos como Hwarang. Eles estudaram a história, filosofia Confuciana, ética e moral budista. As primeiras artes marciais coreanas desenvolveram-se com a fusão de estilos de lutas desenvolvidas pelos três antigos reinos coreanos.  A mais popular destas técnicas era Taekkyeon, um dos segmentos de Subak. Apesar da rica história de artes marciais, as artes marciais coreanas desapareceram na obscuridade durante o final da Dinastia Joseon. A sociedade coreana tornou-se altamente centralizada e artes marciais foram malvistas em uma sociedade cujos ideais eram simbolizados por seus reis-eruditas. Durante seu reinado, Joseon consolidou o seu domínio absoluto sobre a Coreia, incentivou o fortalecimento dos ideais e doutrinas confucionistas na sociedade coreana, importou e adaptou a cultura chinesa. No entanto, a dinastia foi severamente enfraquecida durante o final do Século 16 e início do Século 17, quando as invasões pelos vizinhos Japão e Dinastia Qing ultrapassaram a península, levando a uma política cada vez mais dura de isolamento, pelo qual a Coreia se tornou conhecido como o Reino Eremita. No entanto, o Taekkyeon persistiu até final do Século 19. 

Ressurgimento nas guerras mundiais!
A arte marcial coreana resurgiu como forma de renascimento depois dos conflitos e período de Ocupação japonesa da Coreia (1910-1945), quando houve supressão sistemática dos aspectos culturais. Foi neste período que o Taekkyeon ganhou um grande impulso e teve desenvolvimento expressivo, tornando-se um dos quesitos para ingressar na vida militar. Nesta época, os progenitores do taekwondo foram enviados ao Japão, sendo expostos às artes marciais japonesas, enquanto outros foram enviados para a China e Manchúria.  Existem diferentes pontos de vista sobre as origens do Taekwondo. Alguns pesquisadores acreditam que foi quase inteiramente baseado em Karate. Alguns acreditam que foram baseados em antigas artes marciais coreanas: Taekkyeon e Subak, ou fusão entre artes marciais coreanas e estrangeiras.

Nome

  • "Tae" (Pé)
  • "Kwon" (Mão)
  • "Do" (espirito/caminho).
Taekwondo
Nome em coreano
Hangul:태권도
Hanja:跆拳道
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia, o taekwondo tornou-se olímpico, e, em muitas academias, pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% de socos e 70% de chutes. Nos Estados Unidos, país onde o caratê era a arte marcial predominante nos anos 1980 e 1990, o taekwondo foi, por muito tempo, "erroneamente" chamado de "caratê coreano". As artes marciais coreanas vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, mostrando que a Ásia não se limita apenas ao Japão ou à China. O taekwondo é bem mais que medalhas, títulos ou promoções dadas aos vencedores de "competições" por aí afora. O taekwondo é a capacidade de vencer uma dificuldade pessoal, é desenvolver outras áreas da vida pessoal por meio da ética empregada no treinamento do taekwondo.

Federações (estilos)!

Internacional Taekwondo Federation (ITF)

Primeira federação de Taekwon-do criada, criada pelo general Choi Hong Hi

World Taekwondo Federation (WTF)

É o estilo olímpico, reconhecido pelos comitês mundiais como estilo oficial. Criada após a união de vários estilos de Taekwondo na Coreia do Sul.

Songahm Taekwondo Federation (STF)

Criada pelo Grão-Mestre Haeng Ung Lee em 1983. Diferencia-se de outros estilos por incorporar treinamentos mais amplos, como defesa pessoal, armas, rupturas de madeira e programas especiais de acordo com cada praticante. Nas aulas, para além da luta competitiva, há treinos de defesa pessoal, projecções, torções e imobilizações. Para os cintos pretos, existe ainda a possibilidade de complemento dos conhecimentos com a aprendizagem do manuseamento de armas orientais. Dentre as armas treinadas no estilo, podem-se citar a catana, nunchaku, bastão (longo ou curto), tonfa (o popular cassetete), facas, kama, entre outras.

Jwa Wooyang Woo Taekwondo Federation (JTF)

Criada pelo grão-mestre Clóvis Nunes Ribeiro em 1991.
- Grão-Mestre Clóvis Nunes Ribeiro, brasileiro, casado, policial militar (12º BPM) e instrutor de taekwondo JTF e Hapkido, natural da cidade de Cachoeira do Sul/RS, reside atualmente na cidade de Balneário Camboriú/SC. Mestre em artes marciais, tendo experiência em vários estilos, resolveu fundar um estilo arrojado e moderno, que não perdesse a filosofia básica de toda a arte marcial. Começou no ano de 1991 na sua cidade natal a implantar em sua associação o taekwondo jwa woohyang woo.
- Fundada em 15 de Janeiro de 1993
- Registrada em Catório nº 3271, folha 159, livro A-15.

Graus de aperfeiçoamento

A caminhada do praticante de taekwondo é dividida inicialmente em gubs e, em seguida, em dans.
Cada gub (geup) corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.
Cada dan' corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, onde o décimo Dan é vitalicio e só uma pessoa pode possuir. Quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.
Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.
A sequência tradicional é a seguinte:

FaixaGub/DanImagem
Branca10º kupTaekwondo-10kup.svg
Branca ponta amarela9º kupTaekwondo-9kup.svg
Amarela8º kupTaekwondo-8kup.svg
Amarela ponta verde7º kupTaekwondo-7kup.svg
Verde6º kupTaekwondo-6kup.svg
Verde ponta azul5º kupTaekwondo-5kup.svg
Azul4º kupTaekwondo-4kup.svg
Azul ponta vermelha3º kupTaekwondo-3kup.svg
Vermelha2º kupTaekwondo-2kup.svg
Vermelha ponta preta1º kupTaekwondo-1kup.svg
Preta1º DanTaekwondo-1dan.svg
Podendo variar as cores de acordo com federações.
No estilo WTF, as cores das faixas são as seguintes:
  • Branca
  • Branca com Ponta Amarela
  • Amarela
  • Amarela com Ponta Verde
  • Verde
  • Verde com Ponta Azul
  • Azul
  • Azul com Ponta Vermelha
  • Vermelha
  • Vermelha com Ponta Preta
  • Preta (1º - 9º Dan; O 10º Dan é vitalício, apenas uma pessoa no mundo todo pode ter.)
Obs.: DAN = GRAU - Contagem referida aos faixas pretas, os faixas coloridas recebem o nome de Gub.

Lutas


Equipe de Taekwondo das Forças Armadas dos Estados Unidos durante um combate.
Pela WTF, ocorrem em três rounds de dois minutos para os faixas pretas e dois rounds de um minuto e meio para os coloridas. Pontuação: Chute no Torax = 1 ponto. Chute no Torax giratório ou saltando = 2 pontos. Chute na cabeça = 3 pontos (permitido apenas na categoria faixas-preta juvenil e adulto). Chute na cabeça giratório = 4 pontos, caso o adversário vá a knockdown, se abrira uma contagem até 10, e acrescentará um ponto. Em caso de empate ao fim do tempo normal havera um round extra para desempate onde o vencedor sairá através doGolden Point, quem fizer o primeiro ponto vence a luta. A luta também poderá acabar caso um dos competidores atinja uma diferença de 12 pontos a partir do 2º round, ou por excesso de faltas (4 no total).
Diferente da WTF, na ITF o chute e soco na cabeça é permitido. A luta ocorre em dois rounds e em caso de empate há um terceiro round. Caso haja um novo empate, haverá um quarto round, o vencedor é aquele que marcar o primeiro ponto.

Faixas

As cores mencionadas acima não foram escolhidas arbitrariamente. São, de fato, baseadas na tradição. As pretas, vermelhas e azuis denotam os vários níveis de hierarquias durante as dinastias Koguryo e Silla. Uma outra nomenclatura é usada para o faixa-preta júnior com até quinze anos de idade, chamada de "poom", vai do momento em que pega a faixa-preta pela primeira vez e é trocada de ano em ano (começa no primeiro e vai até o terceiro), se o faixa-preta junior chegar ao terceiro poom com doze anos (por exemplo) terá de esperar até aos quinze anos, para assim pegar o segundo dan e seguir como faixa-preta "normal". Só foram criados tres nivéis para isso já que é bem difícil de um taeknowdista chegar na faixa preta aos doze anos e assim, como troca apenas de ano em ano, não fica com o terceiro poom por mais de um ano.

Significado das cores das faixas

BRANCA - 10ºGub/9ºGub "A pureza e a inocência" - a semente • Representa o início do aprendizado do Taekwon-do, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento terá o primeiro contato com a arte e com seus princípios básicos, tais como, disciplina, respeito, cortesia, humildade, perseverança e autocontrole.
AMARELA - 8ºGub/7ºGub "A riqueza" - a terra •Representa o início da adaptação do aluno no Taekwon-do, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz, é o começo de seu desenvolvimento técnico e muitos sao tático, assim como de uma gama de princípios que irão ser adquiridos.
VERDE - 6ºGub/5ºGub "O crescimento" - a planta • Representa o crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos seus conhecimentos, é fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Taekwon-do. É uma etapa de amplo crescimento de seu conhecimento.
AZUL - 4º Gub/3º Gub "A liberdade" - o céu • Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige; a liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido. Representa o amadurecimento do aluno.
VERMELHA - 2ºGub/1ºGub "Alerta" - o sol • Assim como o sol é responsável pela vida no universo, nesta fase o aluno torna-se responsável por todos em sua academia. Seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre seus atos e comportamentos, o aluno tem que ter a consciência de suas técnicas e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que este saiba por que, como, quando e para que usá-las, tendo em vista sua grande responsabilidade.
PRETA - 1ºDan/10ºDan "Sabedoria e conhecimento" - o universo • É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através de seus princípios e atitudes. A caminhada do praticante dentro do taekwondo é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que o taekwondista amarra na cintura, por sobre o do-bok, a vestimenta característica dessa arte marcial. • A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc., até o póstumo 10º Dan, que só é concedido ao 9º Dan que morre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário