terça-feira, 12 de novembro de 2013

Poomsae

Poomsae
Taeguk KORYO Keumgang Taebaek PYONGWON
SIPJIN JITAE CHONKWON Hansu Ilyeo

1 Jang
Taegeuk 1 Jang representa o símbolo de " Keon " , um dos 8 Kwaes ( sinais divinos ) , o que significa o " céu eo yang " . Como o " Keon " simboliza o início da criação de todas as coisas no universo , não faz o Taegeuk 1 Jang no treinamento de Taekwondo. Este poomsae é caracterizado pela sua facilidade em praticar , em grande parte composta de caminhada e ações básicas, como arae - makki , momtong - makki , momtong - jireugi , e ap- chagi . Os formandos 8 Kup grau praticar este poomsae .

2 Janga
Taegeuk 2 Jang simboliza o " Tae " , um dos 8 sinais divinos , que significa a firmeza interior ea suavidade externa . Uma introdução do olgul - makki é um novo desenvolvimento de Taegeuk poomsae . As ações ap- tchagui aparecem com mais freqüência do que em Taegeuk 1 Jang . Os estagiários 7 Kup grau praticar este poomsae .

3 Jang
Taegeuk 3 Jang simboliza o " Ra " , um dos 8 sinais divinos , que representa " quente e brilhante " . Isso é para incentivar os formandos a abrigar um senso de justiça e ardor para o treinamento. A realização bem sucedida desta poomsae dará aos estagiários uma promoção para a faixa azul. Novas ações estão sonnal - mok - Chigi e sonnal - makki e postura dwit - Kubi . Este poomsae é caracterizado por sucessivas makki e Chigi , e jireugis continuadas. A ênfase é colocada sobre os contra-ataques contra Chigi do adversário. Os 6 estagiários Kup grau praticar este poomsae .

 4 Jang
Taegeuk 4 Jang simboliza o " Jin " , um dos 8 sinais divinos , que representa o trovão significado grande poder e dignidade. Novas técnicas são sonnal - momtong - makki , pyon - filho - kkeut - jireugi , jebipoom - mok - Chigi , yop - chagi , momtong - bakkat - makki , deung - jumeok - olgul - apchigi e mikkeurombal [ escorregar pé ] técnicas . Vários movimentos em preparação para o Kyorugui e muitos casos dwit - Kubi caracterizá-lo. Os estagiários 5 Kup grau praticar este poomsae .

 5 Jang
Taegeuk 5 Jang simboliza o "Filho" , um dos 8 sinais divinos , que representam o vento , ou seja, tanto poderosa força e calma de acordo com a sua força e fraqueza. Novos movimentos são me - jumeok - maeryo - Chigi , palkup - dollyo - Chigi , yop - chagi & yop - jireugi , palkup -Pyo - jeok - Chigi e tais posturas como kkoa - seogi , wen - seogi e oreun - seogi . Este é caracterizado por os makkis sucessivos , tais como área makki e momtong - makki e também o chigi por thumbling após a execução . Os estagiários 4 Kup grau praticar este poomsae .

 6 Jang
Taegeuk 6 Jang simboliza o " Kam " , um dos 8 sinais divinos , que representa a água , ou seja, o fluxo incessante e suavidade. Novos movimentos são han - sonnal - olgul - bakkat - makki , dollyo - chagi , olgul - bakkat - makki e batang - filho - momtong - makki além pyonhi - seogi [ postura à vontade ] . Deve-se ter o cuidado de fazer a terra pé chutando no chão corretamente após dyollyo - chagi e reduzir a mão pelo comprimento de uma palma da mão no momento da entrega de um batang - filho momtong - makki menor do que no palmok - makki . Este é praticado pelo terceiro Kup série.

 7 Jang
Taegeuk 7 Jang simboliza o " Kan " , um dos 8 sinais divinos , que representa a montanha , ou seja, refletir e firmeza. Novos movimentos são sonnal - arae - makkki , batangson - kodureo - makki , bo - jumeok - kawi - makki , mureup - Chigi , momtong - hecho - makki , jechin -du- jumeok - momtong - jireugi , otkoreo - arae - makki , pyojeok - Chigi , yop - jireugi e tais posturas como Beom - seogi e juchum - seogi . Ligação perfeita dos movimentos é importante para a formação. A segunda prática Kup - alunos desta poomsae .

 8 Jang
Taegeuk 8 Jang simboliza o " Kon " , um dos 8 sinais divinos , que representa o " Yin" e da terra , ou seja, a raiz ea solução e também o início eo fim. Este é o último dos oito Taegeuk Poomsaes , o que pode permitir que os formandos se submeter a Dan [ faixa preta ] test promoção. Novos movimentos são dubal - dangsong - bakkat - palmok - momtong - kodureo - bakkat - makki , twio - chagi e palkup - dollyo - Chigi . A ênfase deve ser colocada sobre a precisão de pisar ea diferença entre o salto -over chute e dubal - dangsong [ chute salto alternativo no ar ] . O 1 º Kup - niveladoras prática esta poomsae .



Koryo poomsae simboliza " seonbae " o que significa que um homem culto , que é caracterizado por um espírito marcial forte, bem como um espírito justo aprendi de homem . O espírito foi herdado através das idades de Koryo , Palhae e para baixo para Koryo , que é o fundo de organizar a Koryo Poomsae . As novas técnicas que aparecem neste poomsae são kodeum - chagi , opeun - sonnal - bakkat - Chigi , sonnal - arae - makki , khaljaebi - mureup - Nullo - kkokki , momtong - hecho - makki , jumeok - pyojeok - jireugi , pyonson - kkeut - jecho - jireugi , batang - filho - Nullo - makki , palkup -yop - chagi , me - jumeok - arae - pyojeok - Chigi , etc , que somente em preto - belters pode praticar . O jumbi - seogi é o tong - Milgi que exige concentração mental , posicionando a mão entre o abdômen superior e parte inferior do abdome , onde o "pecado" [ divino ] e " jeong " [ espírito ] convergem . A linha de poomsae representa a letra chinesa , que significa " seonbae " ou " seonbi " , um homem culto ou um homem de virtude no idioma coreano .


Keumgang [ significado diamante] tem o significado de " dureza " e " refletir " , a montanha Keumgang na península coreana , que é considerado como o centro de espírito nacional , ea " Keumgang Yeoksa " [ Keumgang guerreiro ] como nomeado por Buda, que representa o guerreiro mais poderoso , são o fundo de denominar esta poomsae . Novas técnicas introduzidas neste poomsae são batangson - teok - Chigi , han - filho - nal - momtong -an- makki , Keumgang - makki , santeoul - makki , kheun dol - tzogi [ grande dobradiça ] , eo hak - dari - seogi . A linha de poomsae é um símbolo da carta chinês. O movimento deve ser forte e bem equilibrada , de modo a convir a dignidade da faixa preta.


Taebaek é o nome de uma montanha com o significado de " montanha brilhante " , onde Tangun , o fundador da nação do povo coreano , reinou o país , ea montanha brilhante simboliza a santidade da alma e do pensamento de Tangun de " hongik ingan " [ humanitária ] ideal. Existem inúmeros sites conhecidos como Taebaek , mas Mt . Paektu , que tem sido normalmente conhecido como o berço do povo coreano , é o fundo nomear o Taebaek poomsae . Novas técnicas introduzidas neste poomsae são sonnal - arae - hecho - makki , sonnal - opeo - japki [ agarrando ] , japhin - filho - mok - ppaegi [ puxando o pulso preso ] , Kumkang - momtong - makki , deung - jumeok - olgul - bakkat - Chigi , dol - tzeogi [ articulação ], etc a linha de poomsae é como uma carta chinesa, que simboliza a ponte entre o céu ea terra , significando seres humanos fundaram a nação por ordem do céu. Os movimentos de Poom são em grande parte composta de momtong - makkis e Chigis .


Pyongwon significa uma planície que é um vasto território estendido . É a fonte de vida para todas as criaturas eo campo onde os seres humanos vivem a sua vida. O Pyongwon poomsae foi baseada na idéia de paz e de luta decorrente dos princípios da origem e uso. As novas técnicas introduzidas neste poomsae são palkup - ollyo - Chigi , kodureo - olgul -yop - makki , dangkyo - teok - jireugi , meongye - Chigi , hecho - santeul - makki , etc O jumbi - seogi é a moa - seogi - wen - kyop - filho [ as mãos sobrepostas esquerda ] , o que exige concentração de força no início e fonte da vida humana . A linha de poomsae significa a origem ea transformação da planície .


A palavra " Sipjin " deriva do pensamento , de 10 de longevidade , que defende há dez criaturas de vida longa , ou seja , sol , lua, montanha, água , pedra, pinheiro , erva da juventude eterna , tartaruga, veado , e guindaste . Eles são dois corpos celestes , 3 recursos naturais , 2 plantas e 3 animais, todos os seres humanos dando fé, esperança e amor. A poomsae Sipjin simboliza essas coisas. As novas técnicas introduzidas neste poomsae são hwangso - makki [ touro makki ] , filho Badak [ palm ] kodureo - makki , opeun - filho - nal - jireugi , filho- nal - arae - makki , bawi - Milgi [ rocha empurrando ] , filho- nal - deung - momtong - hecho - makki , kodeo - olligi [ levantar ] , chettari - jireugi [ garfo em forma de jireugi ] , filho- nal - otkoreo - arae - makki , filho- nal - deung - momtong - makki , que contabiliza 10. A carta significado chinês dez é a forma da linha de Poomsae , o que significa uma numeração infinita do sistema decimal e do desenvolvimento incessante.


A palavra " Jitae " significa um homem de pé no chão com os dois pés , olhando para o céu . Um homem na terra representa a maneira de lutar pela vida humana, tais como chutar, negociando e pulando no chão. Portanto, o poomsae simboliza vários aspectos que ocorrem no curso da luta do ser humano para a existência. As novas técnicas introduzidas neste poomsae são han - filho - nal - olgul - makki , Keumkang - momtong - jireugi , e me - jumeok -yop - pyojeok - Chigi só , ea linha de Poomsae significou um homem de pé na terra para brotar em direção o céu.


A palavra " Chonkwon " significa do céu grande e poderoso , que é a origem de toda a criatura eo próprio cosmo . Sua competência infinito significa a criação, alteração e conclusão. Os seres humanos têm usado o nome do céu para todas as principais formas terrenas e significados , porque eles sentiram medo de poderoso do céu. Mais de 4.000 anos atrás , o fundador do povo coreano ", Hwanin " significava o rei celestial. Ele se estabeleceu na cidade " celeste ", como a capital , perto do mar e da montanha celeste celeste, onde o povo Han como a raça celestial deu à luz o bom e ação através da qual Taekwondo foi originado . O Chunkwon poomsae é baseado em tal história e pensamentos sublimes

As novas técnicas introduzidas no thtis poomsae são Nalgae - pyogi [ ala de abertura ] , bam- jumeok - sosum - Chigi [ junta saliente punho surgindo Chigi ] , hwidullo - makki [ balançando makki ] , hwidullo - jabadangkigi [ balançando e desenho ] , Keumgang - yop - jireugi , Taesan - Milgi , etc, e de forma caminhando agachado .

As características dos movimentos são grandes acções e seções braço formando curvas suaves , simbolizando assim a grandeza do pensamento Chunkwon . A linha de Poomsae "T" simboliza um homem descendo do céu, submeter-se a vontade do Céu , sendo dotada de energia pelo Céu e adorar o céu , o que significa a união entre o Céu e um ser humano.


A palavra " Hansu " significa água é a fonte da substância preservar a vida e crescer todas as criaturas . Hansu simboliza o nascimento de uma vida e crescimento, força e fraqueza, magnanimidade e harmonia, e adaptabilidade. Especialmente , " han " tem vários significados , ou seja , o nome de um país , numerousness , grandeza , uniformidade , comprimento e até mesmo o céu ea raiz de noite , entre outros. Acima de tudo, os significados acima , é o fundo de organizar este poomsae .

As novas técnicas introduzidas neste poomsae é filho - nal - deung - momtong - hecho - makki , me - jumeok -yang - yopkuri [ ambos os flancos ] Chigi , kodureo - khaljaebi , an- palmok - arae - pyojeok - makki , son- nal - Keumgang - makki , etc, e também modum -bal como uma posição .

Ações devem ser praticados suavemente como água, mas continuamente , como uma gota de água se reunindo para fazer um oceano. A linha de poomsae simboliza a letra chinesa que significa água.


Ilyeo significa o pensamento de um grande sacerdote budista da dinastia Silla , São Wonhyo , que se caracteriza pela filosofia de unidade de espírito [ espírito ] eo corpo [ de material ] . Ela ensina que um ponto , uma linha ou um círculo acaba tudo em um. Portanto, o poomsae Ilyeo representa a harmonização do espírito e do corpo , que é a essência da arte marcial, depois de uma longa formação de vários tipos de técnicas e cultivo espiritual para a conclusão da prática de Taekwondo.

As novas técnicas introduzidas neste poomsae é filho - nal - olgul - makki , wesanteul -yop - chagi , du- son- pyo [ duas mãos abertas ] bitureo - jabadangkigi [ torcendo e puxando ] , twio -yop - chagi eo primeiro postura de ogeum [ joelho de volta ] hakdari - seogi . Jumbi - seogi é o bo - jumeok - moa - seogi [ punho envolvido plano moa - seogi ] , em que , na última etapa de formação poomsae , dois punhos embrulhado para cima são colocados na frente do queixo , que tem o significado de unificação e moderação , de modo que a energia espirituais pode fluir livremente no corpo, bem como as duas mãos. A linha de poomsae simboliza a marca budista [ suástica ] , em comemoração ao santo Wonhyo , o que significa um estado de abnegação perfeita no budismo , onde origem , substância e serviço entram em congruência .
v
Poomsae
TAEGUK KORYO KEUMGANG TAEBAEKPYONGWON
SIPJIN JITAECHONKWON HANSUILYEO
1 Jang
Taegeuk 1 Jang represents the symbol of "Keon", one of the 8 Kwaes (divination signs), which means the "heaven and yang". As the "Keon" symbolizes the beginning of the creation of all thing in the universe, do does the Taegeuk 1 Jang in the training of Taekwondo. This poomsae is characterized by its easiness in practicing, largely consisting of walking and basic actions, such as arae-makki, momtong-makki, momtong-jireugi, and ap-chagi. The 8th Kup-grade trainees practice this poomsae.
2 Jang
Taegeuk 2 Jang symbolizes the "Tae", one of the 8 divination signs, which signifies the inner firmness and the outer softness. An introduction of the olgul-makki is a new development of Taegeuk poomsae. The ap-chagi actions appear more frequently than in Taegeuk 1 Jang. The 7th Kup-grade trainees practice this poomsae.
3 Jang
Taegeuk 3 Jang symbolizes the "Ra", one of the 8 divination signs, which represent "hot and bright". This is to encourage the trainees to harbor a sense of justice and ardor for training. A successful accomplishment of this poomsae will give the trainees a promotion to a blue belt. New actions are sonnal-mok-chigi and sonnal -makki and dwit-kubi stance. This poomsae is characterized by successive makki and chigi, and continued jireugis. Emphasis is laid on the counterattacks against the opponent's chigi. The 6th Kup-grade trainees practice this poomsae.
4 Jang
Taegeuk 4 Jang symbolizes the "Jin", one of the 8 divination signs, which represent the thunder meaning great power and dignity. New techniques are sonnal-momtong-makki, pyon-son-kkeut-jireugi, jebipoom-mok-chigi, yop-chagi, momtong- bakkat-makki, deung-jumeok-olgul-apchigi and mikkeurombal [slipping foot] techniques. Various movements in preparation for the kyorugi and lot of dwit-kubi cases characterize it. The 5th Kup-grade trainees practice this poomsae.
5 Jang
Taegeuk 5 Jang symbolizes the "Son", one of the 8 divination signs, which represent the wind, meaning both mighty force and calmness according to its strength and weakness. New movements are me-jumeok-maeryo-chigi, palkup-dollyo-chigi, yop-chagi & yop-jireugi, palkup-pyo-jeok-chigi and such stances as kkoa-seogi, wen-seogi and oreun-seogi. This is characterized by the successive makkis such as area-makki and momtong-makki and also the chigi by thumbling after running. The 4th Kup-grade trainees practice this poomsae.
6 Jang
Taegeuk 6 Jang symbolizes the "Kam", one of the 8 divination signs, which represents water, meaning incessant flow and softness. New movements are han-sonnal-olgul-bakkat-makki, dollyo-chagi, olgul-bakkat-makki and batang-son- momtong-makki in addition to pyonhi-seogi [at-ease stance]. One should be careful to make the kicking foot land on the ground correctly after dyollyo-chagi and to lower the hand by a palm's length at the time of delivering a batang-son momtong-makki lower than in the palmok-makki. This is practiced by the 3rd Kup-graders.
7 Jang
Taegeuk 7 Jang symbolizes the "Kan", one of the 8 divination signs, which represents the mountain, meaning ponder and firmness. New movements are sonnal-arae-makkki, batangson-kodureo-makki, bo-jumeok-kawi-makki, mureup-chigi, momtong-hecho-makki, jechin-du-jumeok-momtong-jireugi, otkoreo-arae-makki, pyojeok-chigi, yop-jireugi and such stances as beom-seogi and juchum-seogi. Smooth connection of movements is important for training. The 2nd Kup-graders practice this poomsae.
8 Jang
Taegeuk 8 Jang symbolizes the "Kon", one of the 8 divination signs, which represents "Yin" and earth, meaning the root and settlement and also the beginning and the end. This is the last of the 8 Taegeuk poomsaes, which may enable the trainees to undergo the Dan [black belt] promotion test. New movements are dubal-dangsong-bakkat-palmok-momtong-kodureo-bakkat-makki, twio-chagi, and palkup-dollyo-chigi. Emphasis must be laid on the accuracy of stepping and the difference between jumping-over kick and dubal-dangsong [alternate jumping kick in the air]. The 1st Kup-graders practice this poomsae.
Koryo poomsae symbolizes "seonbae" which means a learned man, who is characterized by a strong martial sprit as well as a righteous learned man's sprit. The sprit had been inherited through the ages of Koryo, Palhae and down to Koryo, which is the background of organizing the Koryo poomsae. The new techniques appearing in this poomsae are kodeum-chagi, opeun-sonnal-bakkat-chigi, sonnal- arae-makki, khaljaebi-mureup-nullo-kkokki, momtong-hecho-makki, jumeok- pyojeok-jireugi, pyonson-kkeut-jecho-jireugi, batang-son-nullo-makki, palkup-yop-chagi, me-jumeok-arae-pyojeok-chigi, etc, which only black-belters can practice. The jumbi-seogi is the tong-milgi that requires mental concentration by positioning the hand in between the upper abdomen and the lower abdomen where "sin"[divine] and "jeong"[spirit] converge. The line of poomsae represents the Chinese letter, which means "seonbae" or "seonbi", a learned man or a man virtue in the Korean language.
Keumgang [meaning diamond] has the significance of "hardness" and "ponder", The Keumgang Mountain on the Korean peninsula, which is regarded as the center of national spirit, and the "Keumgang Yeoksa"[Keumgang warrior] as named by Buddha, who represents the mightiest warrior, are the background of denominating this poomsae. New techniques introduced in this poomsae are batangson-teok-chigi, han-son-nal-momtong-an-makki, Keumgang-makki, santeoul-makki, kheun dol-tzogi [large hinge], and the hak-dari-seogi. The poomsae line is symbolic of the Chinese letter. The movement should be powerful and well balanced so as to befit the black belt's dignity.
Taebaek is the name of a mountain with the meaning of "bright mountain", where Tangun, the founder of the nation of Korean people, reigned the country, and the bright mountain symbolizes sacredness of soul and Tangun's thought of "hongik ingan"[humanitarian ideal]. There are numerous sites known as Taebaek, but Mt. Paektu, which has been typically known as the cradle of Korean people, is the background naming the Taebaek poomsae. New techniques introduced in this poomsae are sonnal-arae-hecho-makki, sonnal-opeo-japki [grabbing], japhin-son-mok-ppaegi [pulling out the caught wrist], Kumkang-momtong-makki, deung-jumeok-olgul-bakkat-chigi, dol-tzeogi [hinge], etc. The line of poomsae is like a Chinese letter, which symbolized the bridge between the Heaven and the earth, signifying human beings founded the nation by the Heaven's order. The poomsae movements are largely composed of momtong-makkis and chigis.
Pyongwon means a plain that is a vast stretched-out land. It is the source of life for all the creatures and the field where human beings live their life. The poomsae Pyongwon was based on the idea of peace and struggle resulting from the principles of origin and use. The new techniques introduced in this poomsae are palkup-ollyo-chigi, kodureo- olgul-yop-makki, dangkyo-teok-jireugi, meongye-chigi, hecho-santeul-makki, etc. The jumbi-seogi is the moa-seogi-wen-kyop-son [left overlapping hands], which requires concentration of force in the beginning and source of human life. The line of poomsae means the origin and transformation of the plain.
The word "Sipjin" derived from the thought of 10 longevity, which advocates there are ten creatures of long life, namely, sun, moon, mountain, water, stone, pine-tree, herb of eternal youth, tortoise, deer, and crane. They are 2 heavenly bodies, 3 natural resources, 2 plants and 3 animals, all giving human beings faith, hope and love. The poomsae Sipjin symbolizes those things. The new techniques introduced in this poomsae are hwangso-makki [bull makki], son-badak[palm]-kodureo-makki, opeun-son-nal-jireugi, son-nal-arae-makki, bawi-milgi [rock pushing], son-nal-deung-momtong-hecho-makki, kodeo-olligi [lifting up], chettari-jireugi [fork-shape jireugi], son-nal-otkoreo-arae-makki, son-nal-deung-momtong-makki, which counts 10. The Chinese letter meaning ten is the form of the poomsae line, which signifies an infinite numbering of the decimal system and ceaseless development.
The word "Jitae" means a man standing on the ground with two feet, looking over the sky. A man on the earth represents the way of struggling for human life, such as kicking, trading and jumping on the ground. Therefore, the poomsae symbolizes various aspects occurring in the course of human being's struggle for existence. The new techniques introduced in this poomsae are han-son-nal-olgul-makki, keumkang-momtong-jireugi, and me-jumeok-yop-pyojeok-chigi only, and the poomsae line signified a man standing on earth to spring up toward the heaven.
The word "Chonkwon" means the Heaven's Great Mighty, which is the origin of all the creature and itself the cosmos. Its infinite competence signifies the creation, change and completion. Human beings have used the name of Heaven for all principal earthly shapes and meanings because they felt afraid of the Heaven's mighty. Over 4,000 years ago, the founder of the Korean people, "Hwanin" meant the heavenly King. He settled down in the "heavenly" town as the capital near the heavenly sea and heavenly mountain, where the Han people as the heavenly race gave birth to the proper through and action from which Taekwondo was originated. The poomsae Chunkwon is based on such sublime history and thoughts
The new techniques introduced in thtis poomsae are nalgae-pyogi [wing opening], bam-jumeok-sosum-chigi [knuckle protruding fist springing chigi], hwidullo-makki [swinging makki], hwidullo-jabadangkigi [swinging and drawing], keumgang-yop-jireugi, taesan-milgi, etc., and a crouched walking manner.
The characteristics of movements are large actions and arm sections forming gentle curves, thus symbolizing the greatness of Chunkwon thought. The poomsae line "T" symbolizes a man coming down from the heaven, submitting to the will of Heaven, being endowed power by the Heaven and worshiping the Heaven, which means the oneness between the Heaven and a human being.
The word "Hansu" means water is the source of substance preserving the life and growing all the creatures. Hansu symbolizes birth of a life and growth, strength & weakness, magnanimity & harmony, and adaptability. Especially, "han" has the various meanings, namely, the name of a country, numerousness, largeness, evenness, length and even the heaven and the root of evening, among others. Above all, the above significances, is the background of organizing this poomsae.
The new techniques introduced in this poomsae are son-nal-deung-momtong-hecho-makki, me-jumeok-yang-yopkuri[both flanks]-chigi, kodureo-khaljaebi, an-palmok-arae- pyojeok-makki, son-nal-keumgang-makki, etc., and also modum-bal as a stance.
Actions should be practiced softly like water but continuously like a drop of water gathering to make an ocean. The poomsae line symbolizes the Chinese letter that means water.
Ilyeo means the thought of a great Buddhist priest of Silla Dynasty, Saint Wonhyo, which is characterized by the philosophy of oneness of mind [spirit] and body [material]. It teaches that a point, a line or a circle ends up all in one. Therefore, the poomsae Ilyeo represents the harmonization of spirit and body, which is the essence of martial art, after a long training of various types of techniques and spiritual cultivation for completion of Taekwondo practice.
The new techniques introduced in this poomsae are son-nal-olgul-makki, wesanteul-yop-chagi, du-son-pyo[two opened hands]-bitureo-jabadangkigi [twisting and pulling], twio- yop-chagi and the first stance of ogeum[knee back]-hakdari-seogi. Jumbi-seogi is the bo-jumeok-moa-seogi [wrapped-up fist moa-seogi], in which, as the last step of poomsae training, two wrapped-up fists are placed in front of the chin, which has the significance of unification and moderation, so that the spiritual energy can flow freely into the body as well as the two hands. The line of poomsae symbolizes the Buddist mark [swastika], in commemoration of saint Wonhyo, which means a state of perfect selflessness in Buddhism where origin, substance and service come into congruity.

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